Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

O que toda bailarina deve saber



Hoje foi dia de tudo, simplesmente um sábado que equivaleu  por toda minha semana, o suficiente para momentos de reflexão. É certo que tenho muito a aprender e apesar de apenas ter 4 meses lá, tenho observado muito e anotado algumas observações, então, como meu blog é sobre minha experiencia, resolvi passar alguns aprendizados com vocês. Vamos  lá :D

1- A razão é do professor ! :X
Não importa o que você acha ou deixa de achar, o professor sempre estará certo. Por mais errado que esteja, ele está certo, por mais que você pense ao contrário, escute muito, fale pouco pois dançar é a linguagem da alma, a expressão do corpo essa é a hora de educar a língua e não falar o que pensa.

2- Não é porque você é educada que você será besta!
Tudo bem, escute com calma, fale pouco, não deixe as pessoas te rebaixarem ou achar que você pode ser driblada simplesmente, haja com inteligência e classe, pois, ballet é classe, postura, muitas pessoas desafiam eu sei, e que isso é difícil, mais nada como a lábia afiada não?

3- Atitude é a base do bailarino
Em diferentes momentos da vida, novos obstáculos vem surgindo com o tempo nos testando a todo tempo. Não somente os treinamentos mais atitude em sala é muito útil não tenha medo de ousar mais na medida claro.

4- No limite
Saber usar as palavras quando abrir a boca é a melhor coisa que você pode fazer. Deixar o corpo falar é o melhor que você pode fazer. Saber usar as coisas, o momento certo, lembre que você está sendo observada a todo tempo e que você tem que estar bem interiormente e exteriormente se é que você me entende :*.

5- Quem disse que a aparência não conta?
Conta e muito meu bem. Bailarinos são observados pela platéia de fora para dentro. Os professores, colegas de sala, eu, sinceramente, reparo nas minhas colegas então não posso deixar de afirmar que elas me reparam também. meia-calça, tutu, colan limpinho, cabelo sempre  eu disse sempre esticado com aquele coque lindo e poderoso e você, com a cara e a expressão mais linda do mundo, com as sapatinhas mais limpas que nunca. Eu faço loucuras para desembaraçar  meus cachos diariamente  para transforma-los em um lindo coque esticado. Perfumada, limpa, observadora e com postura. Só te digo uma coisa, essas quatro palavrinhas fazem de você, uma verdadeira bailarina digna de si, até porque, elogios são melhores do que qualquer outra coisa não é? eu mesma, ganho meu dia depois de um elogio.

6-Tá ok, observadora, não tímida
Apesar de eu achar a timidez bonita  e inocente, atrapalha  na dança, atrapalha. As pessoas falam com você, como uma tímida, você se retorce toda, fala beeeeeeeeeem baixiiinho e mostra insegurança. Isso é chato >.< . Como uma observadora, você tem mais a dizer, demonstra atitude, segurança. Sentiu a potência?  Eu senti. Essa estrema diferença ocorreu em minha pessoa desde 2007 pra cá. Era tão tímida que só faltava sumir. Agora, imagine, eu, no ballet, tímida, com medo até de sorrir, não iria vingar meus ''esforços'' se bem que eu rebolava bem mais... ah, deixa pra lá.

7-Focada, não obcecada tá bom? Ninguém te obriga, então nem você deve se pedir tanto
Conheço pessoas com depressão por conta da obsessão. E o pior, essas pessoas tem menos de 16 anos. A dança deve ser exercida com amor, por prazer e não por obrigação. Se você gostar muito mesmo do que faz como é o meu caso  deve fazer com satisfação. É obvio que nesse mundo que nós, dançarinas escolhemos não é mole. Tem que ser guerreira mesmo :X dor em cima de dor, conformismos, milhões de coisas passando pela cabeça, como iniciante, entendo, entendo tudo. ^^

8-Tempo, tempo, tempo....A rotina não mais me incomodou tanto, ando driblando ela ultimamente estamos nos dando bem. Tempo vale muito, muito mais que ouro, e a missão da bailarina é arranjar tempo para ensaiar, principalmente aquelas que tem outras atividades (que é meu caso também) outras responsabilidades querendo ou não, é responsabilidade, e tem que ser exercido com respeito e calma.

9-Responsabilidade aos comprometimentos, não prometa o que não pode cumprirComo estive sem internet esses dias, e quando veio a internet a luz resolveu ir embora, não contei. Apesar do meu esforço, estive ruim na técnica de dança moderna, então, me comprometi a frequentar a escola nas terças e quintas. Lá é assim: Nível 3 A : segunda e quarta, nível 3 B : terça e quinta. Sou do nível 3 A, e as terças e quintas pratico karatê á noite. Fiz as pazes com a rotina e me lancei a esse desafio.  A turma B me recebeu muito bem, e estou gostando dos 'reforços' com a nova turma. É claro que, é aumento dos gastos, transporte, lanche, entre outros, tive que cortar os lanches, economizando e me comprometendo com a professora, depois de uma conversa séria com ela :S

10-Alimentação Tem que saber o que está comendo, pra mim, chocólatra, é uma tortura ficar 1 semana sem torrar pelo menos 2 reais,em bombons. Não significa que você tem que paraaar de comer :X. Sou bailarina mais, amo comer, gosto muito de sorvete, prefiro doritos á doces (sem ser chocolates). E para um baiano ficar 2 meses sem comer acarajé?? A-nor-mal, estou comendo coisas mais saudáveis, não querendo emagrecer, apenas lutando para manter o que é muito mais difícil.

Pois bem pessoal, aqui está o pouco que pude compartilhar. Espero que tenham gostado, e a vocês, queridas bailarinas, se quiserem, e se lerem meu post (rs.) podem comentar, enviar perguntas, mandar suas opiniões, ou nem mande se quiserem ¬¬. Até mais, e bons momentos de reflexão pra vocês.

With Love, Mona

2 comentários:

  1. É eu sei como é a vida d uma bailarina pq eu sou uma bailarina dez d criança amo dança... Ser bailarina ñ é moleza pod crer...*

    PÔoR=> Rayssa Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Pois é amore, eu ainda sou marinheira de primeira viagem, mas já estou pegando jeito. Sorte no ballet, e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir